Ao construir um relatório ou um dashboard no Excel, é importante conhecer meios de alocar e dimensionar um gráfico dentro da planilha de modo a deixar a apresentação final mais profissional.
É possível dimensionar um gráfico na planilha utilizando a tecla “Shift” em conjunto com as “Setas” do teclado. Neste método, o Excel expande ou encolhe o gráfico - para cima e para baixo ou para a esquerda e para a direita - simultaneamente, baseando-se no ponto central de alinhamento do próprio gráfico.
Uma vez inserido o gráfico em sua planilha, selecione-o, e utilize as setas do teclado para posicioná-lo em relação à própria área de trabalho da planilha ou outro elemento da mesma, buscando uniformidade e harmonia na visualização:

Utilizando a tecla “Shift” em conjunto com as setas do teclado, você pode mover e ao mesmo tempo dimensionar o gráfico em relação ao seu próprio eixo, o que torna mais simples e preciso o processo de adequá-lo visualmente ao restante dos elementos do relatório, sejam tabelas, imagens ou outros gráficos.

Outro recurso muito interessante é a possibilidade de segurar a tecla “Alt” enquanto se utiliza o mouse ou touchpad para dimensionar o gráfico através de suas bordas. Desta forma, o movimento de expansão ou redução do mesmo “obedece” ao dimensionamento das linhas de grade da planilha, para qualquer dos lados, ou para cima e para baixo, e até mesmo na diagonal.

Se você está construindo um dashboard e numa determinada planilha da pasta de trabalho, pretende que hajam apenas gráficos ou outros elementos visuais que não sejam tabelas ou matrizes, uma forma interessante de posicionar e ajustar os elementos seria dimensionar linhas e colunas iguais, de modo à criar uma “folha quadriculada” na planilha, e então posicionar e dimensionar os gráficos e elementos.

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