top of page
Pontos de conexão
Foto do escritorHugo Venturini

Importando um modelo de dados do Excel para o Power BI

Atualizado: 11 de mar. de 2023


Numa situação onde se tem um modelo de dados completo, pronto, todo feito com os suplementos de BI do ExcelPower Query e Power Pivot – mas se deseja construir os relatórios analíticos e gerenciais no Power BI Desktop, não é necessário reconstruir tudo do zero. Basta importar este modelo diretamente para um novo projeto do Power BI.


Abra um projeto em branco do Power BI Desktop e acesse o menuArquivo”:



Neste menu procure a opção “Importar” em então, escolha “Conteúdo da pasta de trabalho do Excel”.



É imprescindível esclarecer que se trata de procedimento totalmente distinto do de se conectar o Power BI Desktop à um arquivo do Excel, ou à um diretório do Windows para então importar a pasta de trabalho em seu conteúdo.


Quando acionado o comando indicado, em primeiro lugar, o Power BI Desktop pedirá que o projeto seja salvo:



Deve-se clicar no botão “Salvar” e escolher o diretório onde se deseja armazenar o projeto, na janela do Windows Explorer.

Logo em seguida uma nova janela do Windows Explorer se abrirá para que se navegue até o diretório onde se encontra a pasta de trabalho do Excel que contém o modelo de dados que se deseja importar:



Deve-se selecionar a pasta de trabalho e clicar no botão “Abrir” ou clicar duas vezes sobre a mesma. Em seguida a seguinte caixa de diálogo se abrirá na tela:



Deve-se clicar no botão “Iniciar” para continuar com a importação. O procedimento levará alguns segundos, e será possível acompanhar a evolução do mesmo:



Quando o procedimento é finalizado, a janela se apresentará da seguinte forma:



O modelo de dados é completamente importado, trazendo consultas, conexões com diretórios do Windows, funções do Power Query...



Tabelas e medidas com funções DAX e KPIs...



Concluída a importação, pode-se abrir o Editor de Consultas do Power Query para acessar as consultas e trabalhar em novos tratamentos dos dados:



Pode-se verificar as tabelas, modelar os dados para a visualização do usuário final, e verificar as medidas em DAX que foram importadas (pode-se criar novas, perfeitamente):



Pode-se conferir e alterar os relacionamentos entre as tabelas, como e se for necessário:



Com o modelo de dados corretamente importado para o projeto do Power BI Desktop, o passo seguinte é o desenvolvimento dos relatórios e dashboards.

848 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page