Entre inúmeras outras funcionalidades, o Editor de Consultas do Power Query no Excel permite a conexão da pasta de trabalho com a qual se esteja trabalhando com fontes de dados externas, ou seja, com dados que estão armazenados em bancos de dados como o ACCESS, SQL Server, Oracle, MySQL e PostgreSQL, entre outros, ora através de conectores nativos (disponíveis para assinantes dos pacotes empresariais do Office 365), ou através de conexões dos tipos ODBC ou OLEDB (para assinantes de qualquer pacote).

Ele também permite a conexão com fontes alternativas de dados, como outras pastas de trabalho do Excel, arquivos de texto com a extensão “.txt”, arquivos do tipo CSV, XML e JSON, além de conexão direta com dados que estão disponíveis na internet, apesar de neste caso haver algumas limitações. Há também a possibilidade de conexão com serviços como Azure e o Sharepoint.

Isto representa uma grande mudança de paradigma para muitos usuários comuns do Excel que, por não trabalharem com recursos como a linguagem SQL e conexões como o antecessor Microsoft Query, não imaginavam ser possível utilizar o Excel como uma ferramenta de análise de dados que permitisse a atualização do volume de dados de forma automática, mas apenas no contexto de ferramenta, ou seja, de planilhas estruturadas e desenvolvidas para atender à uma necessidade específica como relatórios ou controles diversos.

Já publicamos um artigo mostrando como fazer a conexão entre duas pastas de trabalho do Excel, e os próximos detalharão como efetuar as demais conexões. Paralelamente entraremos também nas funcionalidades de limpeza, tratamento e transformação de dados que o Editor de Consultas do Power Query permite.
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