top of page
Pontos de conexão
Hugo Venturini

Sobre o Microsoft Office

É sempre necessário e útil esclarecer que os programas do Microsoft Office não são conflitantes, nem mesmo excludentes entre si, e sim, complementares, podendo de forma útil funcionar combinados, dando aos usuários um poderoso conjunto para organização do tempo e de conteúdos diversos, além de facilitar muito a gestão de projetos e atividades.


Infelizmente ainda é muito comum que os usuários confundam conceitos e finalidades e comparem de maneira equivocada os recursos de cada aplicativo, deixando de explorar o potencial de interação entre eles.




Um erro muito comum, principalmente entre estudantes, é não compreender que o Word, por exemplo, é um editor de textos, o melhor e mais completo do mercado, e começar à utilizá-lo para fazer tabelas de dados que deveriam ser feitas no Excel, ferramenta criada e desenvolvida para esta finalidade. Não compreender que suas tabelas de dados poderiam estar numa pasta de trabalho do Excel, com todos os cálculos necessários devidamente automatizados através das eficientes fórmulas e funções nativas do programa, e que estas tabelas poderiam facilmente ser incorporadas ao seu documento do Word, ilustrando e completando os seus respectivos textos descritivos e explicativos, faz com que estes usuários deixem de explorar as características individuais de cada um dos programas e tanto menos a interação entre ambos, dificultando seu trabalho e gerando um resultado final muitas vezes precário.


Aquele e-mail importatíssimo, com toda a explicação do projeto, e com os dados iniciais em arquivos anexos, não precisa ficar armazenado apenas na Caixa de Entrada do Outlook. Ele pode ser enviado para o OneNote com poucos cliques, garantindo mais segurança e acessibilidade. Assim como uma reunião importante pode estar devidamente agendada no Outlook, com a confirmação de todos os participantes, e ter todos os assuntos abordados e discutidos registrados numa página vinculada do OneNote, e de lá, todo este conteúdo pode ser enviado para o Word, compondo a ata final, se o formalismo da empresa, assim exigir.


Os exemplos são tantos e tão variados, que cansariam qualquer leitor, mesmo os mais entusiasmados. O Excel oferece um universo tão vasto à ser explorado, que renderia teses e mais teses.


Cabe aos profissionais do meio, maior empenho na divulgação das possibilidades e funcionalidades.


Aos usuários, fica a dica: explorem. Pesquisem e procurem orientação, troquem experiências e compartilhem o conhecimento.





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page